27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Susam está com estratégia montada para reforço no sistema de saúde durante o Festival de Parintins

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai reforçar os serviços nas áreas de urgência, emergência e vigilância epidemiológica, durante o Festival de Parintins, que será realizado no período de 29 de junho a 1º de julho. A estrutura montada pela Secretaria envolverá a participação de 44 profissionais, que serão deslocados de Manaus, para se juntar às equipes locais da Susam e do município. A equipe começa a desembarcar em Parintins a partir do dia 25. Também haverá reforço de ambulâncias e de medicamentos.

Na área de emergência, a Susam vai instalar quatro postos de atendimentos na cidade. Dois funcionarão no Bumbódromo, um no Hospital Jofre Cohen e outro no Hospital Padre Colombo. Nestes pontos, a secretaria atuará com profissionais das áreas de cardiologia, cirurgia geral, enfermagem, neurologia, pediatria, anestesia, oftalmologia e infectologia.

No Hospital Jofre Cohen, a Susam também irá montar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento aos casos mais graves. A UTI funcionará com médicos e enfermeiros intensivistas, atuando 24 horas, em regime de plantões.

A estrutura de atendimento contará, ainda, com o reforço de três ambulâncias. Dois dos veículos atenderão as intercorrências no Bumbódromo. O terceiro ficará de prontidão no aeroporto do município.

Vigilância – Na área epidemiológica, o trabalho será desenvolvido com o reforço de seis técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e mais quatro do Ministério da Saúde, que serão deslocados para o município.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, diz que o sistema de vigilância epidemiológica empregado em Parintins seguirá o mesmo protocolo adotado em Manaus durante a Copa de 2014. Segundo Bernardino, esta estratégia permitirá que a equipe acompanhe em tempo real a ocorrência de doenças transmissíveis, como o sarampo e H1N1, por exemplo.

“Junto com o município e o Ministério da Saúde, vamos atuar em vários pontos sentinela, principalmente, nos hospitais e unidades básicas. Nestes locais, vamos registrar e notificar ocorrências em tempo real, principalmente de doenças transmissíveis”, ressalta o diretor-presidente da FVS. “Teremos uma central de recepção desses dados, com a entrada em tempo real das informações, permitindo visualizar o que está acontecendo na área de saúde naquele instante”, complementa o diretor-presidente da FVS.

Técnicos da FVS já realizaram capacitação de equipes do município, no mês de maio, para que possam desenvolver as ações planejadas para o período do festival. Conforme explica Bernardino, a programação da FVS em Parintins será realizada de forma integrada, entre os técnicos estaduais, municipais e federais.

DST/Aids – A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) vai integrar as ações da Susam em Parintins, com quatro profissionais da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatite Virais. O apoio da coordenação estadual nas ações de prevenção às IST, HIV, Aids e Hepatites virais em Parintins inicia já no dia 26, com apoio ao “IIº Seminário LGBT – Atualidades e Perspectiva dos Direitos Humanos e da Sexualidade, Gênero e na Área da Saúde”.

Ainda no dia 26, a equipe participará de reunião com gestores e equipes locais de saúde para discutir a metodologia que será utilizada nas abordagens de distribuição de material de prevenção durante a festa, como preservativos, gel lubrificante e folhetos informativos. O material começa a ser distribuído a partir do dia 28, na Festa dos Visitantes, em horários e locais estratégicos da cidade. A estimativa é que sejam distribuídos 60 mil preservativos, 80 mil unidades de gel lubrificantes e 10 mil ventarolas (abanador de papel).

Medicamentos – Para atender aos serviços dos quatros postos de emergência, UTI e ambulâncias, a Susam enviará ao município, por meio da Central de Medicamentos (Cema), 333 itens, entre materiais, medicamentos e equipamentos químico-cirúrgicos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui