27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Temer diz que Previdência só será votada se vitória estiver garantida

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (5) que o clima melhorou para a reforma da Previdência, mas ressaltou que a proposta só será colocada em votação, ainda neste ano, caso houver a certeza da vitória. De acordo com o presidente, a possibilidade de aprovação aumentou por conta das últimas reuniões com os partidos aliados.

“Estou muito otimista por várias razões. Primeiro, porque a imprensa está apoiando. Segundo, porque houve exatamente a compreensão do que é a reforma da Previdência; em terceiro lugar, a sociedade está admitindo e tendo absoluta convicção de que ela é indispensável. E, em quarto lugar, sinto uma sensibilização muito maior com nossos deputados e senadores”.

Na busca pelos votos necessários para reforma, Temer também afirmou que o presidente do PSDB Alberto Goldman tem sinalizado que pode trabalhar pela Previdência. Nas últimas semanas, o apoio dos tucanos foi posto em dúvida, após o partido fazer exigências para votar pela proposta. Michel Temer falou com a imprensa após um almoço com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Quem também falou pela reforma da previdência, nesta terça-feira, foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo ele, o assunto tem sido melhor explicado para a sociedade, fazendo com que a resistência ao projeto diminuísse.

“Tenho muita esperança que a gente possa votar este ano. Essa matéria será votada em algum momento. Quanto mais distante do dia de hoje, maior será a necessidade da reforma, mais dura será a reforma”.

Para que as novas regras de aposentadoria passem a vigorar no país, é necessário que o texto da reforma da Previdência seja aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, em dois turnos e por pelo menos 3/5 dos votos de deputados e senadores. E é por isso que o governo tem pressionado lideranças partidárias para tentar aprovar a medida na Câmara, ainda neste ano.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui