23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Tio Patinhas foi designado para expandir negócios do Comando Vermelho, diz polícia

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua no Amazonas e ligado a diversos homicídios em Manaus, o narcotraficante Clemilson dos Santos Farias, 40 anos, vulgo “Tio Patinhas”, foi apresentado nesta terça-feira (19/06), na capital amazonense, após ser preso em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, no último sábado (16/06).

A prisão ocorreu após quatro meses de investigações por parte da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e em cumprimento a mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Clemilson foi preso em um apartamento de luxo no bairro Barra de Jangada, no litoral, em cumprimento a um mandado de prisão solicitado pela Seai há cerca de 20 dias. Antes de chegar a Pernambuco, o narcotraficante havia saído de Manaus de barco com destino ao Pará, de onde seguiu para o Maranhão e depois para PE.

Segundo o secretário de Inteligência, Herbert Lopes, as investigações indicam que o imóvel em que ele foi preso foi comprado por cerca de R$ 500 mil. No Nordeste, “Tio Patinhas” abriu uma empresa de transportes com caminhões-baús e investiu numa loja de confecções para a esposa.

Clemilson foi preso quando deixava o condomínio, ao lado da esposa, e não ofereceu resistência. Dentro do apartamento, foram apreendidos diversos equipamentos de informática e cadernos com anotações do comércio do tráfico no Amazonas. Também foram aprendidos R$ 3.765 em espécie, um notebook, documentos e três celulares.

Segundo Herbert Lopes, a prisão do traficante possibilitará a elucidação de diversos homicídios cometidos na capital amazonense e que são decorrentes da disputa entre facções pelo domínio de bocas de fumo, especialmente no Mutirão, no bairro Novo Aleixo, zona norte da capital amazonense.

“Acreditamos que muitos crimes de execução e tráfico serão esclarecidos e chegaremos aos líderes do tráfico interestadual. Nos interrogatórios, esperamos chegar a definir a autoria dos crimes, saber quem participou, quem ordenou”, disse.

tio patinhas prisao arma fuzil ssp am 1 | Amazonas Notícias
A arma tem poder de derrubar um avião, segundo a polícia

As investigações apontam que Clemilson mantém conexão com o traficante Gelson Carnaúba, ambos da mesma facção criminosa. Carnaúba está cumprindo pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

A prisão de Clemilson ocorreu com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco. O traficante já responde processo por porte ilegal de arma de fogo, tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa e por homicídios.

Clemilson será ouvido em inquéritos que mencionam a participação dele e será levado para o Centro de Detenção Provisória Masculino, no Km 8 da BR-174.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui