Torcedores vivem expectativa pela estreia do Brasil na Copa

Ansiedade. Muitos contaram as horas, outros dizem não estar nem aí. Alguns não se importam com o acontecimento, mas acham um excelente pretexto para tomar aquela cerveja com os amigos.

A Copa do Mundo de 2018 teve início nesta quinta-feira (14) com a partida entre Rússia e Arábia Saudita. E o Brasil? Quando o Neymar vai entrar em campo? Você faz parte do grupo dos ansiosos pela estreia ou dos que não liga muito para a Copa?

A primeira partida do Brasil no Mundial será contra a Suíça, neste domingo, às três da tarde, horário de Brasília. Como será que está a expectativa para a estreia brasileira na Copa? Será que os brasileiros estão confiantes e animados com a seleção brasileira?

O produtor de eventos Renan Cano acredita que o Brasil estreará com vitória na Copa. Para ele, Neymar e Gabriel Jesus irão marcar os gols da vitória brasileira.

“Minha expectativa para o jogo do Brasil é que vá passar fácil da Suíça. O Brasil está jogando bem, então eu acredito que vai ser um do Neymar e um do Jesus”.

Na opinião do estudante Yuri Alegria, o Brasil é favorito não só para ganhar a partida deste domingo, mas também a Copa do Mundo. Para ele, a seleção deve sofrer com o nervosismo no início do jogo, mas deve se impor durante a partida.

“Eu acho que a seleção brasileira é favorita tanto no jogo, quanto na Copa inteira. Acho que no início do jogo vai ter um pouco de nervosismo, normal de uma Copa do Mundo, mas acho que antes do segundo tempo já está uns 2 a 0, 3 a 0 pra nós”.

Para o servidor público João Gabriel Albuquerque, o Brasil deve enfrentar dificuldades contra a Suíça. Para ele, um empate não seria surpreendente, pois o Brasil deve enfrentar um adversário retrancado e terá dificuldades para fazer gols.

“Eu acho que a estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Suíça no domingo vai ser bem complicada. A Suíça gosta de jogar mais atrás, mais fechadinha e vai dificultar o ataque brasileiro em relação a isso. Mas o Brasil deve manter uma posse de bola durante boa parte do jogo, que talvez possa abrir um gol ou dois gols. Mas eu não acredito numa lavada, não. Se rolar um empate, eu não vou ficar surpreendido”.

Ainda há aqueles que não acompanham muito futebol, mas adoram o clima de Copa do Mundo. É o caso da funcionária pública Nathasha Nunes Corrêa. Para ela, o que importa mesmo é a reunião com os amigos, o jogo está em segundo plano.

“Minha expectativa, com certeza, gira em torno do encontro com os amigos, as reuniões, desses momentos mais calorosos. O Brasil, propriamente, eu não estou acompanhando. Não sei quando tem jogo, não estou acompanhando nada, não tenho essa expectativa em relação a isso, não estou acompanhando a parte do futebol, meu foco é a reunião entre os amigos”.

O Brasil participou de todas as edições de Copa do Mundo disputadas até o momento. E o desempenho em estreias é animador.

Nas 20 primeiras partidas da seleção brasileira em Copas, o Brasil venceu 16, empatou duas e perdeu outras duas.

As duas derrotas foram nas duas primeiras participações do Brasil em Mundiais, em 1930, no Uruguai, e em 1934, na Itália. As duas melhores estreias do Brasil em Copas foram contra o México.

Em 1950, os brasileiros ganharam por 4 a 0. Quatro anos depois, em 1954, na Suíça, vitória por 5 a 0. A última partida de estreia que o Brasil não saiu vencedor foi em 1978, na Argentina, quando o a seleção brasileira empatou por 1 a 1 com a Suécia.

E neste domingo contra a Suíça? Será que a seleção brasileira mantém a sequência de vitórias em estreias? O que vale mesmo é torcer e se divertir.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes