Trabalhadores recebem serviços sociais no Clube do SESI

O Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (SESI) foi sede no sábado (18) do Dia Nacional da Construção Social. O evento proporcionou 4.628 atendimentos em serviços de saúde, beleza, atividades artísticas e culturais, de esporte e lazer, entre outros. Promovido simultaneamente em 25 cidades brasileiras pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Manaus o DNCS foi coordenado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-AM) e Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci-Manaus), em parceria com instituições do Sistema FIEAM, como o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas).

“É um momento importante para as empresas estarem perto dos trabalhadores”, disse o disse o presidente do Sinduscon, Frank Souza. “Promover esse trabalho social para a equipe de trabalho é fundamental”, assinalou o empresário que também agradeceu às empresas presentes pela parceria, em especial, as que valorizam o bem-estar de seus colaboradores.

No total, 2.314 trabalhadores da construção civil e dependentes receberam mais de 30 serviços, a exemplo do trabalhador Luis Rocha, 32, da empresa J. Nasser, que aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina, juntamente com a mulher, Antônia Pereira, 28, e os filhos, Jurdson Keler, 12, e Ágatha Vitória, 5, que também foram ao pediatra e participaram das atividades educativas.

“Aproveitei para colocar minhas vacinas em dia, me divertir com o campeonato de futebol, e trazer a mulher para cuidar da beleza e os filhos para umas horas de lazer e cuidados com a saúde. Trabalhamos muito, sem tempo para ficar em dia com as vacinas, e com essa ação, vi a oportunidade de realizar o que não posso fazer durante a semana de trabalho”, frisa Rocha.

De acordo com a enfermeira do SESI, Dagmar Cruz, a procura foi muito além do esperado. Foram disponibilizadas na ação 150 vacinas, sendo antitetânicas, contra febre amarela, hepatite B, tríplice viral e influenza, que acabaram antes mesmo do esperado. “Atualizar o cartão de vacina é muito importante, ainda mais em um período como esse, com a presença de doenças já adormecidas em nossa cidade”, explicou Cruz.

A área médica foi bastante requisitada pelos trabalhadores e seus dependentes, como o bombeiro hidráulico, Silvio Abtibol, 40, funcionário da Engeco, que com a mulher Simone Brito da Silva, 26, levou a filha Sophia, de apenas nove meses, para uma consulta com o pediatra, o médico Mário Tércio, da Marinha do Brasil.

“Não temos muito tempo para nos divertir e cuidar da saúde, e ações como essa nos dá essa oportunidade de trazer a família para aproveitar as consultas médicas e ainda aproveitar o tempo para nos divertirmos em família. Estou feliz por esse dia dedicado a nós que trabalhamos na construção civil”, disse Abtibol.

As crianças tiveram muito a fazer nos espaços dedicados a elas, como foi o caso da pequena Ana Clara Marques, 10, que realizou pintura fácil no espaço instalado no salão de eventos do Clube do Trabalhador, acompanhada de seus pais, o azulejista, Antônio França, 53, da empresa Direcional e Iraneude Neto, 32.

Como serviço que não pode faltar, o serviço de esmaltação se fez presente e atendeu a muitos, como a dependente e agente de portaria, Conceição Ferreira, 44, que ao lado do marido, o operador de guincho da RD Engenharia, Edilson Ferreira, 47, recebeu aproveitou os serviços de beleza, com consulta dermatológica e limpeza facial também, enquanto as filhas ainda desfrutavam dos serviços oferecidos.

“Para mim é muito bom, principalmente por trabalhar de segunda a sábado, às vezes sem tempo de me cuidar, trabalho no sol, e preciso ter alguns cuidados com a pele, e essa é a oportunidade” disse Edilson sobre a indicação da profissional de limpeza fácil que o indicou a ir ao dermatologista e assim, iniciar um tratamento.

O Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI Amazonas) realizou a oficina de pintura, que atraiu muitos para aprender as técnicas de pintura residencial, curso bastante procurado nas escolas SENAI. A oficina foi realizada pelos instrutores da Escola SENAI Demóstenes Travessa, Marto Gibram e Onezio Garcia. Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) realizou cadastro para estágio e esclarecimentos sobre o programa “Jovem Aprendiz”.

Entregas gratuitas de 150 carteirinhas do SESI, com acesso aos serviços do SESISAÚDE e Clube do Trabalhador, foram distribuídas na ação para trabalhadores presentes, assim como a entrega de brindes doados pelos mais de 30 parceiros participantes desta ação.

Promovido pela CBIC e SESI Nacional, o evento é realizado anualmente em todo o país, com uma programação que reúne empresas do setor da construção civil, instituições parceiras, além de trabalhadores da construção civil e seus familiares.