Treinamento funcional garante resultados reais com mudanças de hábitos e novos conceitos

Profissional da saúde especializado em medicina do esporte desenvolve sistema inovador que une exercícios físicos de baixa complexidade com sono saudável e alimentação balanceada

Os índices de excesso de peso e obesidade no Brasil são crescentes e alarmantes. É o que mostra uma abrangente pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ao longo de todos os meses de 2017 – e que foi divulgada neste ano. Para se ter uma ideia da complexidade do problema, a proporção de adultos com excesso de peso aumentou de 46,5% para 53,7%, um crescimento de 15,5%, na comparação com 2008 – quando a pesquisa foi feita pela primeira vez.

O sobrepeso desencadeia uma porção de malefícios à saúde, que vão muito além do fator estético e podem acarretar prejuízos diretos ao coração e à qualidade de vida. “Praticar uma atividade física auxilia em todos os aspectos: além de combater a obesidade e assegurar a boa forma, exercícios bem elaborados e com supervisão profissional auxiliam na manutenção da saúde física e mental”, afirma o educador físico pós-graduado em medicina do esporte, Thiago Vendramini.

Segundo o especialista, as principais queixas das pessoas no corrido dia a dia atual concentram-se em três impasses: ausência de tempo e dinheiro, além da falta de motivação. “É necessário um método fácil, didático e interativo, que possibilite a prática de exercícios em qualquer ambiente. Tudo com o objetivo de ajudar as pessoas a terem autonomia para cuidar da própria saúde, desvencilhando a ideia de que atividade física e alimentação são somente para estética”, destaca Vendramini, criador de um treinamento funcional diferenciado, que une exercícios físicos de baixa complexidade com sono saudável e alimentação balanceada.

“A saúde é uma construção de hábitos saudáveis alicerçados por 4 pilares, que consistem em atividade física, alimentação, sono e inteligência emocional, tanto para a parte pessoal como profissional. A mudança de um único hábito pode transformar toda uma vida”, enfatiza o entrevistado.

Para alcançar todos os objetivos o curso on-line de saúde integral da Pense Levemente (www.penselevemente.com.br) desenvolve o seu método em módulos que contemplam o autoconhecimento, mudanças de hábitos e a parte prática. “Os módulos representam o processo necessário para desenvolvimento dos 4 pilares na qualidade de vida”, esclarece o especialista.

Também são fundamentais os acompanhamentos com nutricionista e médico do sono, além de uma consultoria personalizada. “Essa é a principal tendência atual no combate à obesidade e no ganho em qualidade de vida. Grandes multinacionais já estão percebendo isto e destinando o treinamento aos seus funcionários”, revela Vendramini.

Thiago Vendramini – Profissional da Saúde há 10 anos. Professor de Educação Física.

Pós-graduação em Medicina do Esporte e da Atividade Física. Especializando em Psicologia do Esporte. Practitioner em Programação Neurolinguística.