26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

UEA assina termo de cooperação com Universidade africana

Este é o primeiro convênio da UEA com uma instituição do continente africano

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou recentemente mais um Termo de Cooperação Internacional. Desta vez, com a Universidade KatyavalaBwila (UKB), localizada na província de Benguela, Angola. O convênio permitirá que alunos e professores, tanto da graduação quanto da pós-graduação, de ambas as instituições, possam ir e vir para fins de pesquisa, publicações conjuntas, eventos e programas acadêmicos.

A parceria com a UKB marca a primeira cooperação da UEA com uma instituição do continente africano. A UEA mantém a mesma modalidade de convênio com mais de 80 entidades estrangeiras, dentre elas, Havard, nos Estados Unidos, Universidade do Porto, em Portugal, e Riken, no Japão.
Para a professora e pesquisadora das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (ENS/PPGLA), Dra. Renata Beatriz B. Rolon, o convênio com a Universidade angolana tem o padrão guarda-chuva e abre possibilidades para pesquisas em diversas áreas. “Além da área de Letras, que é minha especialidade, a Cooperação torna-se um campo bastante oportuno para trabalhos em conjunto, nas mais diversas áreas do conhecimento, especialmente na área de Saúde e Engenharia, posto que o país é o segundo produtor de petróleo em África”, comentou a pesquisadora que irá coordenar a cooperação.

O convênio com KatyavalaBwila está publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), do dia 23 de abril de 2018. A parceria tem duração de cinco anos, com possibilidade de ser estendida.

FOTO: DIVULGAÇÃO/UEA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui