UEA lança núcleo de Medicina Esportiva e entrega certificados

A cerimônia será realizada no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), às 9h30. Uma apresentação sobre o legado da Copa do Mundo para a área da Saúde em Manaus, a ser realizada pelo professor e médico Eduardo Stewien, também está incluída na programação.

Ao todo, 32 pessoas serão certificadas pela atuação nas equipes médicas de campo, na sala dos árbitros, sala dos jogadores, sala VIP, sala de controle de dopagem e sala de expectadores.

Sobre o núcleo

O objetivo é que os profissionais da Universidade possam atuar em um núcleo de excelência na área da Medicina Esportiva, promovendo ações inéditas no estado do Amazonas, como o desenvolvimento de pesquisas e serviços a atletas profissionais e amadores.

“Criar expertise para atender à comunidade, agregando informações de outras áreas, como as de Meteorologia sobre as condições climáticas para a atuação dos atletas”, disse Stewien.

O núcleo pode ser, na UEA, um embrião para a criação de uma pós-graduação em Medicina Esportiva. Atualmente, somente os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo ofertam residência médica na área.

Compartilhe