UEA promove 4º Scratch Day – Desenvolvendo o Pensamento Computacional

Nesta terça-feira (19), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará a 4º edição do Scratch Day UEA-Manaus. O evento acontece anualmente e é organizado pelo Núcleo de Computação (Nucomp), curso de Licenciatura em Computação junto ao Laboratório de Tecnologias Educacionais – LabTEd, e ocorrerá das 8h às 18h, na Escola Superior de Tecnologia (EST), na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque 10, zona centro-sul.

O Scratch Day UEA Manaus contará com a participação de seis escolas da rede pública de Manaus. De acordo com a professora e uma das organizadoras, Fernanda Pires, serão oferecidas oficinas e minicursos de: introdução a programação, criação de jogos e criação de histórias animadas e uma oficina de robótica (em parceria com a Universidade Federal do Amazonas), tudo programado na linguagem Scratch.

“Além disso, contaremos com atividades de computação Desplugadas e M-Learning, ou seja, as crianças que ainda não leem poderão participar de atividades para desenvolver a coordenação motora e jogos lógicos em seguida, farão uma aplicação com tablets para ver os princípios de programação usando o Scratch Jr.”, explicou.

Também haverá uma programação paralela, com a presença Laboratório de Jogos da UEA (LUDUS) e um Nerd Rider – espaço de entretenimento com retrogames (jogos clássicos). A inovação deste ano é uma mesa redonda mirim, em que crianças e adolescentes compartilharão experiências com Ciência e Tecnologia e a visão sobre processos criativos.

O evento é gratuito e as inscrições das oficinas e cursos são realizadas por meio do site oficial do evento (conforme link abaixo).

http://www.fernandapires.com/

Sobre o Scratch Day – Scratch Day é um evento global para celebrar o Scratch (Linguagem de Programação Visual) em que várias pessoas ao redor do mundo se encontram para somar conhecimentos, projetos, aprender novas técnicas, umas com as outras. A UEA foi a primeira instituição a ser host do evento em 2015. Hoje, o evento acontece em diversos pontos da cidade.

FOTO: DIVULGAÇÃO/UEA