24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

UEA realiza II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura

O evento tem como principal finalidade tecer discussões e reflexões acerca da produção artística e do ensino da Arte com ênfase no Norte do País.

Iniciou nesta quinta-feira (13) e segue até sábado (15) o II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura. O evento é realizado pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA). As atividades ocorrem no Palácio da Justiça, no prédio da ESAT, no Teatro Américo Alvarez e no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam). A abertura oficial do evento contou com a apresentação do Coral da UEA, seguida de uma mesa redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a arte no Norte, com a participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Realizado desde 2014, o Seminário teve sua origem durante a realização do XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil – ConFAEB, na cidade de Ponta Grossa (PR), no qual alguns Arte/Educadores da região Norte perceberam a necessidade de realizar um encontro regional para discutir questões específicas sobre a Arte e seu ensino na região. A primeira edição do Seminário aconteceu em 2015, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde ficou definido que a segunda edição do encontro aconteceria na cidade de Manaus e organizado pela ESAT.

Para a organização do evento, o Seminário é uma grande oportunidade de integração entre os campos artísticos da região Norte, tanto da licenciatura quanto do bacharelado, principalmente através da parceria entre Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e UEA, por meios dos cursos de música e artes visuais da UFAM e dos cursos de dança, teatro, música e audiovisual da UEA.

De acordo com a coordenadora geral do Seminário, professora Eneila de Almeida dos Santos, o evento é uma oportunidade para discutir o futuro dos profissionais em arte. “Para o Amazonas, o Seminário vem contribuir para a formação inicial e continuada dos Arte/educadores do Estado, estabelecendo relações com outras instituições de ensino superior (IES) da região além de disseminar as práticas educativas e artísticas, pesquisas científicas e projetos de extensão que vem sendo desenvolvidos no campo das Artes, promovendo um espaço de inter-relação entre as produções educativas e artísticas entre os Estados da região Norte”, disse.

As discussões estão estruturadas em cinco eixos temáticos: Processos epistemológicos com o ensino e a aprendizagem no campo das Artes; Formação de professores e currículos integrados; Relatos de experiências com Arte/Educação na região Norte; Interdisciplinaridade nos saberes artísticos na Amazônia; Processos criativos em Artes na região Norte.

TRABALHOS APROVADOS

Os trabalhos aprovados são apresentados em formato de Pôsters e Comunicação Oral com duração de 15 minutos, acompanhada de breve debate posterior. O resumo expandido será publicado nos anais do II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura. A programação completa com os trabalhos aprovados para comunicação oral pode ser acessada no endereço https://sites.google.com/uea.edu.br/seminariodaregiaonorte/programa%C3%A7%C3%A3o?authuser=0

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO 15

14h – Filme Hélio Oiticica: Mediação Juliana Belota (INPA) – Teatro da Instalação.

16h – Mesa Redonda: Descolonização dos Saberes das Artes na Amazônia; Mediação Me. Amanda Ayres – Teatro da Instalação.

18h – Assembleia: Elaboração de documentos a serem encaminhados à FAEB – Teatro da Instalação.

19h30 – Encerramento – Teatro da Instalação.

Texto: Mirinéia Nascimento/ASCOM UEA

Foto: Organização do evento/ESAT

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui