Vacinação contra paralisia e sarampo inicia na zona rural de Parintins

Equipes do Programa Nacional de Imunização seguem com campanha contra paralisia infantil e sarampo em comunidades da Zona Rural e sede do município. Uma equipe de enfermeiros viajou na manhã desta quinta-feira (11) com o objetivo efetuar a vacinação contra pólio nas crianças de seis meses a menores de cinco anos em regiões que ficam distantes da cidade.

A embarcação passará pelas regiões do Rio Mamurú, Uaicurapá, Jacú e Tracajá e serão mais de 40 comunidades que receberão a ação com o início nesta sexta-feira (12) até o dia 19 de dezembro. A gerente do programa Nacional de Imunização (PNI) e enfermeira, Itaiana Santos, explica que além dos profissionais realizarem a vacina contra a paralisia infantil, também disponibilizarão outras tipos de vacinas para crianças de outras faixas etárias, para idosos e a nova substância chamada DTpa para gestantes.

A enfermeira convida os pais das crianças que residem na zona rural para que direcione seus filhos a embarcação para receber a vacina. “Convido os pais e as pessoas que desejarem receber as substâncias para ficarem atentas ao dia e horário que a embarcação irá parar na sua comunidade, pois é importante atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos e principalmente se precaver da paralisia infantil” falou.

Outra equipe também realiza a campanha simultaneamente em comunidades próximas a cidade. A primeira etapa das ações da equipe teve inicio na terça-feira (9) e vai até dia16 de dezembro com a meta de visitar 25 comunidades. Na segunda etapa a mesma equipe prossegue a realização das vacinas por meio de uma embarcação que passará por 18 comunidades com saída dia 17 de dezembro e retorno dia 23.