24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Veja – Pronatec oferece cursos de capacitação profissional de graça

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional.

Só neste ano mais de 3 milhões de vagas foram disponibilizadas. Dentre as possibilidades, estão cursos de espanhol, inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras) básicos, formação para agente comunitário de saúde, promotor de vendas, desenhista de construção civil, representante comercial, assistente administrativo, recepcionista, vendedor, balconista de farmácia, entre outros.

Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) são para aquelas pessoas que têm o ensino fundamental incompleto. Com o foco em áreas específicas, eles duram de três a cinco meses e podem ser feitos nas modalidades presencial ou Ensino a Distância (EaD), com certificado ao final.

Já os cursos técnicos são para quem concluiu o ensino médio. As aulas podem ter duração de um a dois anos e o aluno obtém habilitação técnica de nível médio, com certificado reconhecido em todo o território nacional.

Lembrando que todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos podem participar gratuitamente dos cursos. Para se inscrever, acesse portal.mec.gov.br/pronatec.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui