Vem aí os Jogos dos Institutos Federais da Região Norte

Faltam apenas 6 dias para o início dos Jogos dos Institutos Federais da região norte o JIF NORTE, a competição reunirá atletas dos Institutos Federais dos sete estados do norte do país, que irão competir em 11 modalidades diferentes. Ao todo, serão mais de 700 atletas participando das competições.

A cerimônia de abertura acontecerá no próximo dia 24 de agosto às 16 horas no Centro de convenções Vasco Vasques na Avenida Constantino Nery, a cerimônia contará com diversas atrações culturais como a banda da Polícia Militar do Estado do Amazonas, o Boi Bumbá Garanhão e apresentações de grupos folclóricos do estado. Também estarão presentes na cerimônia os reitores dos sete institutos da região norte, além do Ministro da Educação Rossiele Soares da Silva.

Segundo o reitor do Instituto Federal do Amazonas IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, o evento é uma chance unir os estudantes de toda a região norte. “A realização dos jogos é mais uma oportunidade de compartilhar ideias e consolidar ainda mais a identidade dos institutos federais”, afirmou.

O objetivo dos jogos é promover a integração entre os atletas de diversos Institutos Federais de educação da região norte proporcionando a troca de ideias e experiências. Os aspectos culturais também são levados em conta, afinal a região norte do país é muito rica em sua diversidade cultural.

Inclusão

E nesta edição dos jogos a novidade é a participação de alunos atletas portadores de necessidades específicas (PNE). A inserção dos atletas portadores de necessidades específicas faz parte das políticas afirmativas de inclusão amplamente difundidas pelos Institutos Federais.

Locais das competições

As competições irão se dividir em seis locais diferentes, no complexo poliesportivo da Ponta Negra acontecerão as competições de Vôlei de praia, já a Vila Olímpica irá receber as disputas de Atletismo e Tênis de mesa, o ginásio poliesportivo Renné Monteiro sediará os combates de Judô, no Sesi Clube do Trabalhador acontecerão os confrontos de Natação. Já nos Campi da capital, as disputas serão divididas entre o IFAM Campus Manaus Zona Leste, que irá receber as competições de Futebol de Campo, Futsal e Voleibol, e no IFAM Campus Manaus Centro acontecerão os jogos de Basquetebol e Handebol e também o combate estratégico no Xadrez. É uma ótima oportunidade para os alunos atletas colocarem a prova o resultado dos treinamentos e conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Animação

Se depender dos atletas, a animação já está garantida, pois, os alunos atletas já fizeram da etapa regional Amazonas, uma grande festa e um verdadeiro esquenta para o JIF Norte. E para tornar essa comemoração ainda melhor, o Boi Bumbá Garanhão promete sacudir a galera carregando as cores dos institutos federais na cerimônia de abertura.