25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Vendas no varejo caem em junho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (10) que as vendas do comércio varejista brasileiro caíram 0,3% em junho, na comparação com o mês anterior. É o segundo resultado negativo consecutivo, uma perda acumulada de 1,5% em dois meses.

A gerente da pesquisa, Isabela Nunes, afirma que a paralisação dos caminhoneiros em maio influenciou nos resultados apresentados neste último levantamento. Ela detalha que apenas duas das oito categorias analisadas que compõem o levantamento, apenas as de venda de combustíveis e hipermercados tiveram recuo.Hipermercados em junho tiveram desempenho inferior ao mês de maioNo caso dos combustíveis, Isabela ressalta que a arrecadação se manteve, apesar da diminuição na quantidade de vendas, mas houve alta no valor dos produtos. Com relação aos hipermercados, ela explica de que forma a oscilação no desempenho do setor ocorreu.

“A novidade do mês de junho é que o setor de hipermercado, que vinha bem até abril, em maio não sofre tanto por conta da capacidade que essa atividade tem, pois é uma atividade de necessidade básica, uso contínuo. Essa atividade de maio, mesmo com a crise do abastecimento, ela não mostrou redução justamente porque as famílias anteciparam as compras. Então, houve essa compensação. Em junho não ocorreu esse movimento, mas ocorreu a comparação com um maio bem mais elevado do que normalmente a gente observava.”

Outro setor analisado, o do varejo ampliado, que engloba as categorias de veículos e materiais de construção, apresentou aumento de 2,5%. Apesar do resultado positivo, os pesquisadores apontaram para uma desaceleração no desempenho trimestral. Nos primeiros três meses do ano, o resultado foi de 6,9%, enquanto no segundo o índice atingiu 4,7%.

Reportagem, Raphael Costa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui