Vice-presidente dos Estados Unidos visita Brasília e Manaus

O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence e a Sra. Karen Pence visitaram Brasília no dia 26 de junho e Manaus no dia 27 de junho de 2018, destacando o progresso em várias áreas da cooperação bilateral e a excelente relação entre os Estados Unidos e o Brasil.

Em Brasília, o vice-presidente Pence se reuniu com o presidente do Brasil Michel Temer no Planalto, acompanhado de autoridades governamentais, para discutir a expansão da cooperação bilateral em áreas estratégicas, além de temas regionais e mundiais. Eles discutiram, especificamente, a cooperação Brasil-Estados Unidos sobre usos pacíficos do espaço, incluindo voos espaciais tripulados, ciência espacial, empreitadas espaciais civis, o estabelecimento de uma Comissão Brasileira para o Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e o reestabelecimento do Conselho Nacional Espacial dos EUA, presidido pelo vice-presidente. Eles também acolheram o entendimento entre a Agência Espacial Brasileira e a Administração Nacional Aeronáutica e Espacial (NASA) para cooperação na Tarefa de Pesquisa de Observação Preventiva da Cintilação (SPORT). Para mais informações, por favor, leia o Comunicado Conjunto sobre a Cooperação Espacial Brasil-Estados Unidos.

O vice-presidente Pence e o presidente Temer também participaram de um almoço de trabalho e declarações à imprensa* no Itamaraty. Os dois discutiram a crise da Venezuela e seu impacto nos países da região, incluindo o Brasil. O vice-presidente expressou sua gratidão ao Brasil por sua generosidade e compaixão em acolher mais de 50.000 venezuelanos que fugiram para o Brasil. Ele anunciou que os Estados Unidos irão fornecer quase dez milhões de dólares em assistência humanitária adicional aos venezuelanos que deixaram a crise em seu país, dos quais mais de um milhão de dólares irão diretamente para o Brasil. Para mais informações sobre o anúncio, leia aqui.

No dia 27 de junho, o vice-presidente e a Sra. Pence voaram para Manaus para visitar o Centro de Acolhimento Santa Catarina de Sena, um dos três centros humanitários na cidade. O centro foi inaugurado em 4 de maio de 2018 com a chegada de 126 homens, mulheres e crianças venezuelanas em decorrência da crescente demanda. Embora o número varie com frequência, o Centro comporta até 120 pessoas e geralmente está próximo da capacidade máxima.

No centro de acolhimento, o vice-presidente Pence foi cumprimentado pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, pela representante no Brasil do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) Isabel Marquez, pelo frei Alex Assunção da Silva, da Paróquia de Santa Catarina e pela assistente de Proteção do ACNUR Juliana Serra. Num pavilhão no centro de acolhimento, o vice-presidente e a Sra. Pence se encontraram com crianças e falaram com algumas famílias para saber em primeira-mão sobre suas experiência ao fugir da Venezuela. O vice-presidente também falou para uma plateia de residentes do centro, funcionários da Caritas e do ACNUR e voluntários locais, além do público local, sobre a assistência dos EUA para a região em resposta à crise na Venezuela. Leia as suas palavras aqui.

Em Brasília, a Sra. Pence destacou a parceria de Cidades Irmãs entre Brasília e Washington, D.C. com o plantio de uma árvore no Espaço Israel Pinheiro. Dona Márcia Rollemberg, esposa do governador do Distrito Federal, participou da cerimônia. Fundada em 1956, Cidades Irmãs Internacional tem trabalhado para criar relacionamentos com base em intercâmbio cultural, educacional, comercial e de informações. Esses laços renovam e fortalecem as relações globais através de esforços de diplomacia cidadã em todos os Estados Unidos, promovendo a paz através do respeito mútuo, entendimento e cooperação – um indivíduo, uma comunidade de cada vez. Para mais informações sobre este evento, veja aqui.

Tanto o vice-presidente como o presidente Temer discutiram valores comuns compartilhados, o respeito à democracia, os laços culturais e a determinação em ampliar as oportunidades econômicas para nossos povos. A visita do vice-presidente Pence mostrou a natureza ampla, dinâmica e produtiva da parceria Brasil-Estados Unidos e o comprometimento mútuo de tomar novas iniciativas para promover a segurança e prosperidade econômica de ambas as sociedades.