27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Visa Manaus apreende 120 quilos de carne estragada em supermercado da zona Norte

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa) apreendeu e inutilizou 120 quilos de carne imprópria para o consumo, em operação de fiscalização realizada neste fim de semana. Os produtos estavam à venda no supermercado Nova Cidade, na zona Norte da capital, que foi autuado e poderá pagar multa. Entre os tipos de carne apreendidos estavam frango, carne bovina e camarão. Além de comercializar itens fora do padrão exigido pela legislação, o estabelecimento não apresentou a Licença Sanitária.

Os fiscais foram até o local para verificar a denúncia de um consumidor que relatou à Ouvidoria da Visa Manaus ter comprado carne bovina estragada. Os fiscais da Vigilância Sanitária não encontram carne com as características relatadas, no entanto encontraram com outras irregularidades.

Parte do frango exposto para venda estava descongelada; o supermercado oferecia camarão fora da embalagem original, fracionado em bandejas e sem selo de inspeção federal; e havia ainda carne pré-moída no açougue, quando o correto é que a carne seja moída na hora da venda.

Todos esses produtos, por oferecerem risco iminente à saúde, foram apreendidos de imediato e inutilizados na presença dos responsáveis, destacando que produtos malconservados e sem indicação de boa procedência podem causar danos severos à saúde e em casos extremos, morte por contaminação alimentar.

Conforme o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de Doenças de Transmissão Alimentar (DTAs). A maior parte é infecção causada por vírus, parasitas, bactérias e suas toxinas. Dentre elas estão o botulismo e a infecção por salmonela, consideradas de alta gravidade.

As multas para irregularidades praticadas por estabelecimentos sob vigilância sanitária, como é o caso dos supermercados, variam de 1 a 400 UFMs (Unidade Fiscal do Município, atualmente no valor de R$ 101,78).

Após serem autuados, os estabelecimentos têm direito à defesa e solicitação de prazo para colocar em prática as exigências feitas pela Vigilância Sanitária.

O canal à população para denúncias sobre a qualidade dos produtos comercializados em supermercados, bares, pizzarias, lanchonetes e outros estabelecimentos que vendem alimentos, é pelo 0800 092 0123 (Ouvidoria Visa Manaus) no caso de suspeita de irregularidades.

Cafés Regionais

A Visa Manaus também realizou no fim de semana a inspeção em pontos de café regional, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Foram inspecionados oito estabelecimentos e todos apresentaram irregularidades sanitárias.

Os cafés foram autuados e devem solicitar à Visa Manaus prazo para regularizar suas práticas de acordo com as exigências da legislação sanitária.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui