Visa Manaus apreende e suspende venda de tucumãs em feira do Parque Dez

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apreendeu 8,3 quilos de polpa de tucumã sem rótulo para a identificação de origem e três amostras de sanduíches de queijo com a polpa da fruta para a verificação em laboratório de indícios do uso de substâncias químicas.

A verificação diz respeito à lei municipal número 1.945, de dezembro de 2014, que proíbe uso de determinados elementos como o carbureto de cálcio, utilizado para amadurecimento precoce de tucumã, o que pode provocar a intoxicação alimentar.

A ação foi realizada por fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), na manhã desta sexta-feira, dia 23, na Feira Municipal do Parque Dez, rua do Comércio, s/nº, no conjunto Castelo Branco, zona Centro-Sul, onde o consumo de tucumã foi suspenso até a conclusão dos exames laboratoriais, com resultado final previsto para ser emitido em até sete dias úteis.

O descumprimento da lei municipal prevê a aplicação da multa no valor de 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 1,2 mil.

A inspeção na feira foi organizada depois de uma denúncia junto à Visa Manaus sobre o manuseio incorreto da polpa do tucumã nos boxes da feira e devido à proibição do uso do carbureto para a aceleração do amadurecimento do tucumã.

Segundo o fiscal de Saúde, Fabrício Barros, a inspeção junto aos fornecedores do produto na feira com o objetivo de identificar o foco de uma possível contaminação, além disso, manter a fiscalização quanto ao uso do carbureto.

Os fiscais da Visa Manaus também realizaram orientação educativa para os manipuladores de alimentos na feira e sobre a importância do uso de equipamentos como luvas, toucas e calçado adequado, além da utilização de alimentos que apresentem rótulos trazendo informações como origem do produto, data de fabricação e de validade.

O departamento mantém uma programação de inspeções que incluem feiras, estabelecimentos de venda de alimentos e fornecedores de tucumãs. A Visa Manaus recebe denúncias por meio do telefone 0800-092-0123.