Visa Manaus e Conselho de Odontologia discutem parceria

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM) deram início à discussão de projetos conjuntos para capacitar profissionais recém-formados em boas práticas sanitárias e para divulgar a padronização das inspeções realizadas em clínicas odontológicas. O assunto foi tratado durante reunião entre os dois órgãos, nesta quarta-feira, 22/8.

De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, uma das propostas é oferecer aos finalistas dos cursos de Odontologia informações técnicas relacionadas à Vigilância Sanitária, facilitando o processo de instalação das clínicas odontológicas no padrão exigido pela legislação. “É muito importante fazer a parte preventiva. Essa parceria é fundamental, para prevenir um problema lá na frente para a população”

Ela explicou ainda, que, em parceria com o CRO, o trabalho de orientação pode ser ampliado e fortalecido, a exemplo do que já ocorre com outros conselhos profissionais. O projeto de capacitação para os cirurgiões-dentistas deve ser finalizado até dezembro e as capacitações devem ser iniciadas no primeiro semestre do ano que vem.

O presidente do CRO-AM, José Hugo Seffair, que representa a nova gestão do Conselho, empossada há quase um mês, afirmou que o órgão tem interesse nesse e em outros trabalhos conjuntos que possam contribuir para a qualidade do serviço de odontologia na área pública e privada. “Sabemos da importância da Vigilância Sanitária para evitar riscos à saúde e queremos colaborar oferecendo ideias e dando o retorno sobre o trabalho de fiscalização a partir da opinião do profissional”

Nesse contexto, o Conselho solicitou que a Visa Manaus reforce a padronização das inspeções, para que o cirurgião-dentista, ao ser visitado por um fiscal, conheça e acompanhe os itens que integram o roteiro de fiscalização.

A gerente de Vigilância de Serviços da Visa, Nádia Soares, informou os roteiros estão em fase de revisão para publicação, mas que a gerência está à disposição do Conselho para tratar pontualmente de dúvidas e problemas identificados pela classe. Para isso, uma nova reunião está agendada para o próximo sábado, 25/8, entre a presidência do CRO e fiscais da área de Serviços.

Além do presidente do Conselho, José Hugo Seffair, o encontro teve a participação das conselheiras Larissa Andrade e Michele Lemos.