Wilton Santos é afastado e presidente da câmara é o novo prefeito de Novo Airão

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), João Simões, determinou o imediato afastamento do prefeito cassado de Novo Airão, Wilton Santos (PSDB), e do seu vice, Antônio Tiburtino (DEM), nesta sexta-feira (6). A determinação aconteceu após pedido do Ministério Público Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal de Novo Airão assume a prefeitura interinamente a partir desta tarde e segue  na administração municipal até a realização de novas eleições.

O TRE-AM vai iniciar o processo de levantamento de dados e custos para realização de uma eleição suplementar para escolher o prefeito tampão. A data ainda vai ser marcada.

Os dois estão cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o dia 17 de maio, mas continuavam na prefeitura do município porque nem o juiz eleitoral local, nem o TRE-AM determinava o afastamento.

Mesmo que os políticos entrem com recursos no Superior Tribunal Eleitoral, o prefeito e o vice cassados continuam afastados dos cargos.

Compartilhe