26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

ZFM é pauta de discussão durante o Fórum Amazônia

Com vistas a discutir sobre as oportunidades de negócio na região Norte do Brasil, o Grupo Abril, por meio da Exame, realizou nesta terça-feira (26), em Manaus, o Fórum Amazônia. Com o tema “Os Negócios na Capital Verde do Mundo”, o evento reuniu autoridades, especialistas e líderes empresariais que participaram de apresentações e debates sobre assuntos pertinentes à região e ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Diante da importância do assunto, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), indutora do desenvolvimento socioeconômico regional, foi convidada a participar da discussão.

O superintendente adjunto Executivo da SUFRAMA, Gustavo Igrejas, compôs a mesa redonda – juntamente com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, e o deputado estadual Serafim Corrêa – onde foi discutido o futuro do polo econômico da região e seu papel no desenvolvimento regional e na preservação da Amazônia. Igrejas afirmou que “é importante que haja uma política de médio e longo prazo visando à melhoria da infraestrutura logística da região e o fomento ao desenvolvimento tecnológico da produção local, de forma a melhorar a competitividade dos produtos aqui fabricados, trazendo a possibilidade de atendimento dos grandes mercados mundiais”.

Wilson Périco lembrou da relação do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a Universidade do Estado do Amazonas, custeada pelos recursos oriundos das empresas incentivadas do PIM. “Seria interessante que fosse criada uma grade curricular focada nessas demandas regionais que temos e nas demandas de atualização com relação à indústria 4.0 para qualificar a sociedade dentro do meio acadêmico. Seria uma forma de utilizarmos essa ferramenta que temos sustentadas pelas riquezas geradas aqui”, afirmou.

Além do tema tratado na mesa redonda, ainda foram discutidos assuntos como a Indústria 4.0 e a situação da indústria brasileira em relação aos avanços tecnológicos e as oportunidades advindas; a revolução digital e o novo ciclo industrial da ZFM; as soluções para os problemas logísticos do Amazonas e da região; o potencial da Amazônia como marca mundial; a relação entre negócios e sustentabilidade; o quadro do saneamento do Brasil e do Norte do País; e a análise do cenário político brasileiro e as perspectivas para as eleições deste ano.

Texto/foto: Márcio Gallo

O evento ainda contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e dirigentes empresariais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui